API-GOVERNO-ABERTO-SP

De SEADE
Ir para: navegação, pesquisa

Governo Aberto SP - REST API

Acesse informações sobre os conjuntos de dados e seus recursos através de uma API poderosa.


Uma forma de acessar as informações do Portal Governo Aberto SP é mediante o sistema REST API. As informações obtidas podem ser utilizadas com um código externo para consultar a API do portal.


Para as atividades de programação, a API está disponível na seguinte URL: http:// http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/


O Governo Aberto SP baseia-se numa aplicação de CKAN, cujo site contém documentação completa sobre a API. Mais informações consulte a documentação principal da [<a href="http://docs.ckan.org/en/latest/api/">CKAN Data API</a>].


O formato das mensagens para o corpo quer dos pedidos quer das respostas é o JSON (especificado em RFC 4627). Seguem-se alguns exemplos de utilização do sistema REST API na sua aplicação.


Ferramentas para utilizar o sistema REST API


Clientes http e bibliotecas

curl é uma ferramenta de linha de comandos http genérica que pode ser utilizada para interrogar a API. Consulte os exemplos abaixo para ver como pode ser utilizada.


Existem extensões para os navegadores mais utilizados que permitem fazer consultas à API no próprio navegador como, por exemplo Postman para Google Chrome ou RESTClient para Mozilla Firefox.


A maioria das linguagens de programação pode ser utilizada para fazer uma consulta à API, desde que exista uma componente de conexão http compatível, como é o caso de Jersey para Java.


Ferramentas especializadas

Foram desenvolvidas algumas ferramentas especializadas, que podem ser utilizadas para facilitar a utilização do sistema REST API:

Python ckanclient — CKAN Python Client (o cliente oficial gerido pela equipa de CKAN, em Python)

Java Ckan_client-J

Ruby CKAN Ruby

Javascript ckanjs

PHP Ckan_client-PHP


EXEMPLOS DE CONSULTAS


Obter uma lista de conjuntos de dados em JSON

curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/action/package_list -d'{}'


Obter uma lista de temas em JSON

curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/action/group_list -d'{}'


Obter a descrição de um determinado conjunto de dados em JSON

curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/action/package_show -d'{"id": "229-produtos-movimentados-no-porto-de-sao-sebastiao"}'


Procurar conjuntos de dados ou recursos que correspondem a uma consulta

curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/action/package_search -d'{"q": "educação"}'