Mudanças entre as edições de "API-GOVERNO-ABERTO-SP"

De SEADE
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com 'CKAN Data API Acesse dados de recursos através de uma API da Web com suporte de consulta poderosa. Mais informações na documentação principal da CKAN Data API(colocar o ...')
 
Linha 1: Linha 1:
CKAN Data API
+
'''CKAN Data API'''
  
 
Acesse dados de recursos através de uma API da Web com suporte de consulta poderosa. Mais informações na documentação principal da CKAN Data API(colocar o link).
 
Acesse dados de recursos através de uma API da Web com suporte de consulta poderosa. Mais informações na documentação principal da CKAN Data API(colocar o link).
  
** Endpoints
 
A API de Dados po
 
The Data API can be accessed via the following actions of the CKAN action API.
 
  
As informações referentes ao Governo Aberto (conjunto de dados, orgãos,temas etc) podem ser acessadas através dos seguintes recursos(actions) da API do CKAN.
+
Acesso mediante REST API
 +
Uma forma de acessar as informações do Portal Governo Aberto SP é mediante o sistema REST API. Todas as funcionalidades de base do portal estão disponíveis através da API. As informações obtidas podem ser utilizadas com um código externo para consultar a API do portal.
 +
Para as atividades de programação, a API está disponível na seguinte URL: http:// http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/
 +
O Portal de Dados Abertos da UE baseia-se numa aplicação de CKAN, cujo site contém documentação completa sobre a API.
 +
O formato das mensagens para o corpo quer dos pedidos quer das respostas é o JSON (especificado em RFC 4627). Seguem-se alguns exemplos de utilização do sistema REST API na sua aplicação.
 +
Ferramentas para utilizar o sistema REST API
 +
Clientes http e bibliotecas
 +
curl é uma ferramenta de linha de comandos http genérica que pode ser utilizada para interrogar a API. Consulte os exemplos abaixo para ver como pode ser utilizada.
 +
Existem extensões para os navegadores mais utilizados que permitem fazer consultas à API no próprio navegador como, por exemplo Postman para Google Chrome ou RESTClient para Mozilla Firefox.
 +
A maioria das linguagens de programação pode ser utilizada para fazer uma consulta à API, desde que exista uma componente de conexão http compatível, como é o caso de Jersey para Java.
 +
Ferramentas especializadas
 +
Foram desenvolvidas algumas ferramentas especializadas, que podem ser utilizadas para facilitar a utilização do sistema REST API:
 +
• Python
 +
o ckanclient — CKAN Python Client (o cliente oficial gerido pela equipa de CKAN, em Python)
 +
• Java
 +
o Ckan_client-J
 +
• Ruby
 +
o CKAN Ruby
 +
• Javascript
 +
o ckanjs
 +
• PHP
 +
o Ckan_client-PHP
  
 +
Exemplos de consultas
  
Query http://dadosabertos.cm-lisboa.pt/api/action/datastore_search
+
Obter uma lista de conjuntos de dados em JSON
Query (via SQL) http://dadosabertos.cm-lisboa.pt/api/action/datastore_search_sql
+
curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/action/package_list -d'{}'
 +
Obter uma lista de etiquetas em JSON
 +
curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/action/tag_list -d'{}'
 +
Obter a descrição de um determinado conjunto de dados em JSON
 +
curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/action/package_show -d'{"id": "dgt-translation-memory"}'
 +
Procurar conjuntos de dados ou recursos que correspondem a uma consulta
 +
curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/package_search -d'{"q": "forest"}'

Edição das 10h50min de 6 de dezembro de 2016

CKAN Data API

Acesse dados de recursos através de uma API da Web com suporte de consulta poderosa. Mais informações na documentação principal da CKAN Data API(colocar o link).


Acesso mediante REST API Uma forma de acessar as informações do Portal Governo Aberto SP é mediante o sistema REST API. Todas as funcionalidades de base do portal estão disponíveis através da API. As informações obtidas podem ser utilizadas com um código externo para consultar a API do portal. Para as atividades de programação, a API está disponível na seguinte URL: http:// http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/ O Portal de Dados Abertos da UE baseia-se numa aplicação de CKAN, cujo site contém documentação completa sobre a API. O formato das mensagens para o corpo quer dos pedidos quer das respostas é o JSON (especificado em RFC 4627). Seguem-se alguns exemplos de utilização do sistema REST API na sua aplicação. Ferramentas para utilizar o sistema REST API Clientes http e bibliotecas curl é uma ferramenta de linha de comandos http genérica que pode ser utilizada para interrogar a API. Consulte os exemplos abaixo para ver como pode ser utilizada. Existem extensões para os navegadores mais utilizados que permitem fazer consultas à API no próprio navegador como, por exemplo Postman para Google Chrome ou RESTClient para Mozilla Firefox. A maioria das linguagens de programação pode ser utilizada para fazer uma consulta à API, desde que exista uma componente de conexão http compatível, como é o caso de Jersey para Java. Ferramentas especializadas Foram desenvolvidas algumas ferramentas especializadas, que podem ser utilizadas para facilitar a utilização do sistema REST API: • Python o ckanclient — CKAN Python Client (o cliente oficial gerido pela equipa de CKAN, em Python) • Java o Ckan_client-J • Ruby o CKAN Ruby • Javascript o ckanjs • PHP o Ckan_client-PHP

Exemplos de consultas

Obter uma lista de conjuntos de dados em JSON curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/action/package_list -d'{}' Obter uma lista de etiquetas em JSON curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/action/tag_list -d'{}' Obter a descrição de um determinado conjunto de dados em JSON curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/action/package_show -d'{"id": "dgt-translation-memory"}' Procurar conjuntos de dados ou recursos que correspondem a uma consulta curl http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/api/3/package_search -d'{"q": "forest"}'